Review – Mario Party Superstars

Mario Party Superstars chega uma vez que o 12º jogo da série principal (para consoles), seguindo o formato de compilação estreado por Mario Party: The Top 100, lançado em 2017 para o Nintendo 3DS. Embora o jogo portátil não tenha agradado os fãs, por problemas no gameplay e um único tabuleiro pra jogar, Mario Party Superstars acerta em pleno ao resgatar os melhores tabuleiros e minigames de toda a franquia. Mais precisamente, o melhor dos jogos lançados para Nintendo 64 e GameCube.

Cinco mapas originais da trilogia do Nintendo 64 retornam refeitos: Yoshi’s Tropical Island (Mario Party), Space Land (Mario Party 2), Peach’s Birthday Cake (Mario Party), Woody Woods (Mario Party 3) e Horror Land (Mario Party 2). Cada tabuleiro possui sua própria dificuldade medida em estrelas, indo de 1 a 5 exatamente na ordem que citei. Mario Party Superstars herda também os minigames dos jogos de Nintendo 64, junto de vários outros dos jogos de GameCube, totalizando 100. É coisa pra caramba e a desenvolvedora japonesa NDcube fez uma óptimo curadoria para aprazer a todos os gostos.

Para não permanecer exclusivamente com rosto de novidade coletânea, já que os minigames possuem gráficos semelhantes ao que vimos em Super Mario Party (lançado em 2018 pro Switch), o jogo traz uma hub que identifica os modos e opções uma vez que áreas para visitar. O tubo verdejante, no núcleo do vegetal, leva ao modo Mario Party tradicional. Ao lado, há um navio que o leva para a serra Minijogos (sem tabuleiro, com opção online).

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Esta é a hub principal de Mario Party Superstars

Já a moradia da Amizade só abre online e é dedicada ao modo Mario Party. Na Loja do Toad você encontra os colecionáveis, para trocar por moedas obtidas em qualquer modo. Na moradia dos Dados, Kamek traz informações de progresso (estatísticas, conquistas, etc). E, por término, Shy Guy o guia pela moradia das Opções para configurar o jogo à sua maneira.

Partidas para quem não tem pressa

Para aqueles que nunca jogaram Mario Party antes, fica a dica: a partida mais rápida, com 10 rodadas, morosidade em média 30 minutos pra terminar. Logo, o modo principal não é recomendado para quem quer um tanto mais casual e rápido, uma vez que WarioWare: Get It Together! Jogando sozinho, a partida pode passar mais rápida se mudar a velocidade dos diálogos e de ação do computador.

Com amigos, jogando localmente, é necessário ter paciência: com frequência alguém esquecerá de restringir o botão para passar um diálogo envolvendo seu personagem no tabuleiro ou permanecer pronto para um minigame durante a tela de instruções (a qual permite jogar o minigame antes dele estrear pra valer, para entender uma vez que funciona). A tomada de decisão, uma vez que olhar o vegetal do tabuleiro ou deliberar qual item de esteio usar, pode deixar a jogatina ainda mais arrastada se não houver cooperação coletiva. Faltou uma opção para limitar o tempo da rodada, para precipitar os jogadores mais desatentos.

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O tabuleiro Space Land recebeu um belo trato no visual

Na moradia da Amizade (online), você pode entrar em grupo de amigos, via ID numérico, gerar um novo grupo fechado ou cândido a todos – e torcer para alguém entrar pra jogar com você. Tive bastante dificuldade para formar partida nesta opção, ao contrário da serra Minijogos. Muito provavelmente pela casualidade das partidas sem tabuleiro, há muito mais gente jogando. Nesta hub, você encontra vários modos para escolher, inclusive participar de desafios diários.

Simplificando as coisas

Super Mario Party aproveitou os recursos do Nintendo Switch para duas coisas: a interconectividade com duas telas aproximadas, comportável exclusivamente com alguns dos minigames, e o uso do sensor de movimentos do joy-con. O primeiro recurso foi criado para impressionar, mas enjoa rapidinho. E jogar minigames fazendo movimentos, muito, chega uma hora que cansa. A NDcube notou esse feedback e resolveu simplificar tudo para o uso de botões.

Já os tabuleiros funcionam uma vez que antigamente, exceto por algumas melhorias e novidades. As casas de sorte (verdejante), que acionam eventos, agora trazem consequências inéditas que podem mudar completamente o rumo da partida. O líder da partida pode, em uma única rodada, ser rebaixado para 4º lugar. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom pelo lado da imprevisibilidade, e ruim quando certos eventos são acionados com muita frequência, quebrando totalmente o ritmo do game. Por exemplo: a troca de posição da estrela, item crucial para vencer a partida, ou um evento que expulsa os personagens de um sítio do tabuleiro.

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“Corgumelo” (Mushroom Mix-Up) é um dos minigames clássicos a voltar

Para aqueles que não estão familiarizados com a franquia, a jogatina acontece da seguinte maneira: até 4 jogadores participam de uma rodada no tabuleiro seguida de um minigame aleatório. O objetivo é juntar moedas e conseguir estrelas, ao mesmo tempo que usa itens e vantagens das casas de sorte para sacanear os adversários. Tem armadilhas do Bowser, NPCs que te ajudam em troca de moedas, obstáculos, um pouco de tudo. A partida acaba ao final das rodadas, que podem ser configuradas entre 10 a 30, durando de 30 a 90 minutos. E graças aos bônus presenteados por Toad uma vez que, por exemplo, o de jogador mais azarado, o resultado pode mudar inesperadamente.

Uma decisão que não entendi foi a redução na quantidade de personagens jogáveis. Comparado ao game anterior, a lista foi enxugada de 16 para 10. A única “novidade” é o retorno do Birdo, que não aparecia nos jogos da série desde Mario Party 9 (2012). Bowser, entre outros personagens outrora jogáveis, surgem com os eventos e/ou aparecem uma vez que troço do cenário.

Finalmente em PT-BR

Demorou muito, mas aconteceu: Mario Party Superstars é o primeiro game da Nintendo com tradução e dublagem em Português do Brasil. Impossível não permanecer feliz com os menus, textos dos diálogos e explicações dos tutoriais na nossa língua nativa. Os jogadores mais novos agradecem! Já a dublagem limita-se a poucas palavras, uma vez que “1, 2, 3… Vai”, “término” e “Vitória”. É pouco, mas já é um progresso.

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Traduções PT-BR adaptadas no obstinação

Além da questão dos eventos poderem ocorrer em excesso (por contratempo dos jogadores, obivamente) e esfriar a partida, junto da inexplicável redução na quantidade de personagens jogáveis, um outro pormenor me incomodou muito: o sistema de figurinhas. No modo online até entendo que isso sirva uma vez que escolha de informação quando não há chat de voz entre os jogadores, mas jogando localmente levante sistema de zero serve. Basta um simples toque eventual no analógico do joy-con para terebrar uma janelinha com a sua coleção, sendo necessário restringir B para fechar. Perdi a conta de quantas vezes meus amigos e eu abrimos esse menu sem querer, atrapalhando o campo de visão.

Mario Party Superstars não é perfeito, muito menos original. Porém, não dá pra negar que a NDcube acertou na escolha dos tabuleiros e minigames. O pacote é decente e manterá os jogadores entretidos por muito tempo, mormente quem for encarar os minigames no modo online. Quando eu achava que já estava jogando super muito, tomei um coro de outros jogadores online. No término, o que importa é se divertir e dar risadas das suas próprias presepadas.

Originalmente criado por a35games

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